Ops, detectamos que seu navegador está com o Javascript desabilitado!
Informamos que nosso website possui recursos que utilizam a tecnologia javascript para que você tenha uma ótima experiência e navegação.

Por favor, ative seu javascript antes de continuar sua navegação.

Site da UnicampSite do IEL   INSTITUTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM

Mapa do Site

CEDAE Alexandre Eulalio
Terça, 13 de novembro de 2018

CEDAE recebe o acervo de Francisco Escobar

Francisco Escobar nasceu em Jaguari, município de Camanducaia, sul de Minas, em 08 de dezembro de 1865, filho de Bento Gomes Escobar e Florinda Pinto Pedroso.

Advogado, administrador, intelectual, músico e político mineiro, foi prefeito de São José do Rio Pardo, SP, onde se tornou amigo de Euclides da Cunha. Também foi prefeito de Poços de Caldas, MG, entre 1909 a 1918, na ocasião, foi nomeado pelo presidente Wenceslau Braz. Seu último cargo público foi o de senador pelo estado de Minas Gerais, interrompido com sua morte em 30 de dezembro de 1924.

O conjunto documental é constituído de vasta correspondência entre o titular e sua esposa, Francisca Musa Escobar, familiares e amigos; cartas trocadas com políticos, intelectuais, escritores, se destacando, o conjunto estabelecido com Euclides da Cunha, que se estendeu entre 1898 e 1919; há também, documentos pessoais, manuscritos, apontamentos, partituras, livros, periódicos, fotografias, documentos relativos à sua atuação profissional e política e um grande volume de documentos pertencentes a diversos membros da família Escobar.

 A equipe técnica do Cedae realizou, até o momento, a listagem preliminar do conjunto documental, a higienização mecânica de todos os documentos, bem como seu acondicionamento em pastas de papel neutro, caixa e pasta polionda.

 

Copyright © 2013-2019 - CEDAE - Todos os Direitos Reservados.