Site da UnicampSite do IEL   INSTITUTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM

CEDAE Alexandre Eulalio
Quinta, 01 de novembro de 2018

Arquivo Pessoal de Edgar Cavalheiro integra o Acervo do CEDAE

Nascido em Espírito Santo do Pinhal em 1911, Edgar Cavalheiro destacou-se nos estudos brasileiros como biógrafo, crítico literário, ensaísta das temáticas do romantismo e do conto brasileiros além de editor e fundador da Associação Brasileira de Escritores e da Câmara Brasileira do Livro. Nesta entidade, durante sua gestão como presidente, foi criado o Troféu Jabuti, um dos prêmios literários mais relevantes da língua portuguesa.

Publicou entre outros, as obras “Fagundes Varela” (1940), "Testamento de uma Geração" (1944), "Biografias e Biógrafos", "Garcia Lorca, Evolução do conto brasileiro" (1952) e sua obra mais conhecida: "Monteiro Lobato - Vida e Obra", biografia elogiada pela crítica e pelo público, lançada em dois volumes em 1955.

O conjunto documental é constituído por livros escritos ou traduzidos por Edgar Cavalheiro, além de diversas publicações datadas dos anos 40 e 50 do século passado, dentre elas, algumas obras raras; manuscritos contendo anotações do titular, sendo algumas inéditas e cadernos de recortes. Integram o fundo também, uma vasta correspondência, onde destacam-se os correspondentes Monteiro Lobato e Waldomiro Silveira, além de alguns livros de atas de companhias petrolíferas que pertenceram à Monteiro Lobato.

A doação, intermediada por seu biógrafo, Sílvio Tamaso D’Onofrio, foi realizada pelos familiares de Edgar Cavalheiro.

Copyright © 2013-2018 - CEDAE - Todos os Direitos Reservados.