Ops, detectamos que seu navegador está com o Javascript desabilitado!
Informamos que nosso website possui recursos que utilizam a tecnologia javascript para que você tenha uma ótima experiência e navegação.

Por favor, ative seu javascript antes de continuar sua navegação.

Site da UnicampSite do IEL   INSTITUTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM

Mapa do Site

CEDAE Alexandre Eulalio
Quinta, 01 de novembro de 2018

Arquivo Pessoal de Edgar Cavalheiro integra o Acervo do CEDAE

Nascido em Espírito Santo do Pinhal em 1911, Edgar Cavalheiro destacou-se nos estudos brasileiros como biógrafo, crítico literário, ensaísta das temáticas do romantismo e do conto brasileiros além de editor e fundador da Associação Brasileira de Escritores e da Câmara Brasileira do Livro. Nesta entidade, durante sua gestão como presidente, foi criado o Troféu Jabuti, um dos prêmios literários mais relevantes da língua portuguesa.

Publicou entre outros, as obras “Fagundes Varela” (1940), "Testamento de uma Geração" (1944), "Biografias e Biógrafos", "Garcia Lorca, Evolução do conto brasileiro" (1952) e sua obra mais conhecida: "Monteiro Lobato - Vida e Obra", biografia elogiada pela crítica e pelo público, lançada em dois volumes em 1955.

O conjunto documental é constituído por livros escritos ou traduzidos por Edgar Cavalheiro, além de diversas publicações datadas dos anos 40 e 50 do século passado, dentre elas, algumas obras raras; manuscritos contendo anotações do titular, sendo algumas inéditas e cadernos de recortes. Integram o fundo também, uma vasta correspondência, onde destacam-se os correspondentes Monteiro Lobato e Waldomiro Silveira, além de alguns livros de atas de companhias petrolíferas que pertenceram à Monteiro Lobato.

A doação, intermediada por seu biógrafo, Sílvio Tamaso D’Onofrio, foi realizada pelos familiares de Edgar Cavalheiro.

 

Copyright © 2013-2018 - CEDAE - Todos os Direitos Reservados.