Site da UniversidadeUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

CEDAE Alexandre Eulalio
Domingo, 30 de julho de 2017

Acesso aos documentos sonoros da Coleção NURC é disponibilizado na Web

A Plataforma de Documentos Sonoros - PDS foi criada com o objetivo de atender à demanda de acesso eletrônico aos documentos sonoros do acervo.

Alimentada continuamente desde 2013, data de seu lançamento, um novo lote de documentos foi disponibilizado neste mês. Trata-se da primeira parte do corpus produzido pelo projeto de estudo da Norma Linguística Urbana Culta do Brasil, mais conhecido como projeto NURC.

A digitalização dos documentos contou com o apoio do Programa de Excelência Acadêmica - PROEX 2014 (Linguística) e a inserção dos dados na PDS teve o apoio do analista de sistemas do IEL, Danilo Mandolesi Rios.

O Projeto NURC surgiu da iniciativa de documentar e descrever a norma objetiva do português culto falado no Brasil, tendo promovido o registro sonoro de exemplares da fala urbana, com vista à descrição de seus aspectos fonéticos e fonológicos, gramaticais e léxicos. A documentação gerada pelo projeto conta com entrevistas em áudio realizadas em cinco capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Recife.

Copyright © 2013-2017 - CEDAE - Todos os Direitos Reservados.