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CEDAE Alexandre Eulalio
 

Acesso à Sala de Consulta

  • O acesso à Sala de Consulta requer a prévia identificação do usuário mediante a apresentação de documento de identificação (Registro de Identidade, para cidadãos brasileiros e Passaporte, para estrangeiros), para que seja realizado o seu cadastro.

  • Os funcionários do Setor de Atendimento são responsáveis por receber e orientar os usuários em suas consultas, além de assegurar o cumprimento do regimento e das normas do Centro.

  • O usuário deverá dirigir-se ao responsável pelo Setor de Atendimento para qualquer consulta sobre a documentação.

  • Os instrumentos de descrição são de livre acesso e estão disponíveis aos usuários, independentemente do suporte.

  • No caso de pesquisas mais prolongadas, o usuário terá direito à reserva de materiais relativos à sua pesquisa pelo prazo de até uma semana.

  • Ao concluir sua consulta, o usuário deverá devolver os documentos pessoalmente ao responsável pelo Setor de Atendimento. Nenhum usuário poderá sair da Sala sem ter cumprido este trâmite.

  • A sala de pesquisa é regida por normas internas, afixadas na sala e disponíveis no Setor de Atendimento.

  • Bolsas, mochilas, casacos etc devem ser guardados nos guarda-volumes da Sala de Atendimento.

  • É proibida a entrada de objetos que possam afetar a integridade dos documentos consultados, e de qualquer tipo de bebida ou comida.

  • Só é permitido o acesso à sala com os objetos necessários às anotações de consulta (lápis/lapiseira, papel e borracha).

  • Telefones celulares devem ser desligados ou mantidos no modo silencioso, além de serem guardados no guarda-volumes.

  • O uso de computadores pessoais, tablets, telefones celulares etc. requer a autorização do funcionário do Setor de Atendimento.


Acesso aos Documentos

  • A solicitação de documentos deve ser feita através da Ficha de Solicitação de Documentos, que deve ser preenchida de forma legível.

  • Cópias microfilmadas ou digitalizadas terão acesso prioritário.

  • Documentos digitalizados serão disponibilizados em terminais do próprio Centro.

  • Os documentos serão entregues um de cada vez, de acordo com a sua tipologia.

  • Os documentos consultados, sob hipótese alguma, poderão ser retirados da sala de trabalho.

  • O usuário não poderá alterar a ordenação conferida aos documentos.

  • Não é permitido incluir marcas ou objetos entre os documentos.

  • Durante as consultas, o usuário será responsável pela preservação da integridade dos documentos, respondendo por eventuais danos ao patrimônio público.


Guarda-Volumes

O guarda volumes está à disposição dos usuários, que devem obrigatoriamente guardar seus pertences. As chaves devem ser solicitadas ao responsável pelo Setor de Atendimento e devolvidas ao final da consulta.


Espaços de Consulta

Os espaços de consulta são constituídos de duas salas: a de consulta geral, onde é realizada a pesquisa de documentos em papel, fotografias e microformas e a sala de consulta de documentos sonoros e audiovisuais.


Nelas, o usuário dispõe de:

  • Instrumentos de pesquisa (guias, inventários, índices, catálogos etc), sob a forma de listagens e fichários ou de bases de dados.

  • Biblioteca de referência, composta por livros, periódicos, obras de referência, catálogos etc.

  • Equipamentos de informática, leitoras digitalizadoras de microformas, aparelho de televisão e home-theater.

  • Para uma consulta em melhores condições de conservação e de legibilidade são disponibilizadas lupas, luvas, fones de ouvido e máscaras.

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