Ops, detectamos que seu navegador está com o Javascript desabilitado!
Informamos que nosso website possui recursos que utilizam a tecnologia javascript para que você tenha uma ótima experiência e navegação.

Por favor, ative seu javascript antes de continuar sua navegação.

Mapa do Site

CEDAE Alexandre Eulalio

Coleção

PROJETO CAFUNDÓ

Área de identificação
Código de Referência BR UNICAMP IEL/CEDAE CF
Título Projeto Cafundó
Data 1866 - 2013
Nível de Descrição Coleção
Dimensão e Suporte 1ª remessa: Textuais: 194 ms/dat.; Iconográfico: 49 fotografias; Fonográfico: 92 fitas de áudio ; 2ª remessa: Textuais: 40 ms/dat., 4 impressos; Iconográficos: 488 fotografias; Audiovisuais: 20 filmes digitais mp4 e 3 fitas de vídeo.
Área de contextualização
História Administrativa/Biografia

No dia 16 de março de 1978, o jornalista Sérgio Coelho, correspondente em Sorocaba do jornal “O Estado de S. Paulo”, procura o Prof. Dr. Zeferino Vaz, Magnífico Reitor da Unicamp, para comunicar a existência de uma comunidade negra no bairro do Cafundó, município de Salto de Pirapora, interior de São Paulo, que teria, entre outras, a característica de falar uma língua aparentemente de origem africana.

Encaminhada a notificação ao Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, o Prof. Dr. Peter Fry houve por bem procurar o Prof. Dr. Maurizio Gnerre e o Prof. Dr. Carlos Vogt, ambos do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem, com o intuito de criar uma equipe interdisciplinar que pudesse esclarecer a situação, nos seus aspectos tanto sociais quanto linguísticos.

Logo na primeira visita da equipe na comunidade, gravaram uma conversa que serviu como análise preliminar e, logo em seguida, encaminharam um projeto de pesquisa intitulado “Os Negros do Cafundó: Linguagem e Comunidade” para a FAPESP que aceitou financiá-lo.

Entre Cafundó, na região de Sorocaba, Patrocínio em Minas Gerais, Mogi das Cruzes, Itapetininga, Conceição da Barra (ES) realizaram, durante o desenvolvimento da pesquisa, um total de 65 visitas. Na maior parte delas, foram realizadas gravações de entrevistas, onde se registraram histórias de vida, histórias das comunidades, incidentes de relevância, tais como brigas por terras, violência e morte, a significação social das linguagens, seus léxicos e estruturas.

As demais visitas foram dedicadas à reconstrução da história documental das comunidades de Cafundó e Caxambú e, para tanto, foram realizadas pesquisas nos cartórios de Itapetininga, Sorocaba e Sarapuí, na Cúria de Sorocaba e no arquivo do Estado de São Paulo na cidade de São Paulo.

Para o enfoque histórico contaram com a ajuda constante do Prof. Dr. Robert Slenes, historiador da Universidade Federal Fluminense.

Os objetivos fundamentais da pesquisa foram, ao mesmo tempo, investigar as relações entre linguagem, cultura e organização social no contexto específico do Cafundó e procurar levantar elementos que pudessem contribuir para o estudo da história da população negra no Estado de São Paulo. Os resultados foram publicados parcialmente em diversos artigos e comunicações durante o desenvolvimento da pesquisa e, posteriormente, de forma mais ampla, no livro “Cafundó: a África no Brasil - linguagem e sociedade”.

Procedência Doação do professor Carlos Vogt em 20 fev. 1992 (1ª remessa) e 14 out. 2013 (2ª remessa).
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e Conteúdo Relatórios, plano de pesquisa, cópias de documentos retirados dos cartórios da região, artigos sobre o Cafundó e outras comunidades negras, cartas, gravações de áudio realizadas em Cafundó e em Patrocínio, Alto Paraíba, MG, e de outras localidades, transcrições dos áudios e material sobre língua, cultura e história de comunidades africanas no Brasil e em outros países.
Sistema de Arranjo A coleção está parcialmente organizada: A primeira remessa está dividida em 5 partes: relação de documentos; artigos jornalísticos sobre o Cafundó e outras comunidades negras; pesquisa de campo; gravações realizadas em Patrocínio - Alto Paraíba, MG; gravações em outra localidades, material complementar.

Área de condições de acesso e uso
Condições de Acesso Consulta livre
Condições Reprodução Consultar as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.
Idioma do Material Predominantemente português, constam documentos em inglês, em francês, em alemão, em italiano e léxico de origem banto.
Características físicas e requisitos técnicos Uso de aplicativos com suporte para documentos em mp4, uso de video cassete e gravadores para leitura de fitas de video e fitas cassete.
Instrumento de Pesquisa Inventário analítico da Coleção Documental Cafundó. Org. Vania R. P. de Miranda, Fatima Neide Freire. Campinas, SP: CEDAE/ UNICAMP, 1993. 35p.; Listagem da 2ª- remessa da coleção.
Área de fontes relacionadas
Unidades de Descrição relacionadas Acervo SIARQ: BR SPACSIARQ ASCOM G1 JU 20.29; BR SPACSIARQ ASCOM G1 JU 20.2N; BR SPACSIARQ ASCOM G1 JU 20.44N; BR SPACSIARQ VOGT PC 004; BR SPACSIARQ VOGT PC 005; BR SPACSIARQ VOGT PC 007; BR SPACSIARQ VOGT PC 008; BR SPACSIARQ PHFRY

Galeria de Imagens




Copyright © 2013-2020 - CEDAE - Todos os Direitos Reservados.