Ops, detectamos que seu navegador está com o Javascript desabilitado!
Informamos que nosso website possui recursos que utilizam a tecnologia javascript para que você tenha uma ótima experiência e navegação.

Por favor, ative seu javascript antes de continuar sua navegação.

Site da UniversidadeUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Mapa do Site

CEDAE Alexandre Eulalio

Histórico

O Centro de Documentação Cultural traz o nome do Professor Alexandre Eulalio, que atuou no Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem no período de 1980 a 1988. Prof. Alexandre Eulalio

O intelectual legou ao Instituto seu arquivo pessoal, num total de mais de 8000 documentos, atestando uma atividade crítica e cultural das mais importantes no Brasil. Este fundo, somado ao de Oswald de Andrade, constitui a origem do acervo que hoje coloca o próprio CEDAE numa posição singular no contexto cultural do país.

Aplicando uma política consequente de incremento de seu acervo mediante aquisições e doações, o CEDAE reuniu ao longo de seus anos de existência outros fundos documentais de grande importância para o estudo da cultura, da literatura e da linguística brasileiras, merecendo destaque não somente o arquivo do escritor Oswald de Andrade, mas também, os manuscritos inéditos do regionalista Bernardo Élis, os poemas, os romances e as cartas de Hilda Hilst, a correspondência, os escritos, desenhos e aquarelas de Monteiro Lobato e os estudos de Paulo Duarte, entre outros.

Ao mesmo tempo, o CEDAE foi-se definindo como um importante centro dedicado às diversas manifestações das línguas faladas no Brasil. Tendo, hoje, sob sua custódia alguns dos mais importantes levantamentos fonográficos constituídos para fins de pesquisa no Brasil, merecendo destaque: os levantamentos efetuados no contexto do Projeto de Estudo da Norma Culta do Português Brasileiro, as gravações produzidas pelo Projeto de Aquisição da Linguagem Oral, as entrevistas realizadas com a comunidade negra do Cafundó, que conserva elementos da língua banto, e toda uma série de materiais que documentam línguas indígenas brasileiras extintas ou em vias de extinção.

Além disso, estão depositadas no CEDAE coleções de interesse preponderante para o conhecimento da cultura brasileira e da história recente do país, como, por exemplo, as entrevistas do Programa Certas Palavras que, ao longo de 16 anos, registraram as personalidades mais expressivas da vida intelectual do Brasil contemporâneo.

Copyright © 2013-2017 - CEDAE - Todos os Direitos Reservados.